O desgaste do pneu é, em grande parte, provocado pelas más condições mecânicas do veículo. Alinhamento é, como o próprio nome diz, responsável por manter o carro “na linha” – sem que “puxe” para um lado.
É a regulagem da posição das rodas, ajustadas em determinados valores para garantir conforto, segurança e estabilidade ao dirigir.
O alinhamento das rodas, os freios, os eixos e até o chassi do veículo têm influência no comportamento do pneu.
Qualquer mudança que ocorra nessa posição, motivada por impactos (buracos, meio-fio) e pela constante trepidação, frequentemente resulta em desalinhamento das rodas ou outras irregularidades mecânicas que provocam odesgaste excessivo ou anormal da banda de rodagem do pneu.
No serviço de alinhamento de rodas são observados e verificados os seguintes itens (ângulos):
Convergência: É a ajuste das rodas direcionadas, de modo que fiquem mais fechadas na extremidade dianteira do que na traseira.
Divergência: É a condição oposta à convergência. Neste caso, as rodas estão mais abertas na extremidade dianteira do que na traseira. Se os valores especificados para a convergência ou divergência das rodas estiverem alterados, a banda de rodagem dos pneus apresentará um desgaste irregular, que provocará um alisamento aceleramento da banda de rodagem.
Caster: É o ângulo de inclinação para frente (negativo) ou para trás (positivo) do pino-mestre ou do braço de suporte do eixo na parte superior, com relação a um plano vertical. O caster é responsável pela estabilidade e direcionamento do veículo. Pouco ou nenhum caster resultará em desgaste acentuando em pontos localizados da banda de rodagem de um pneu. O caster desigual faz com que a roda puxe para um lado, provocando um desgaste irregular da banda de rodagem do pneu. O caster excessivo originará um desgaste prematuro da banda de rodagem do pneu.
Camber: É determinado pela inclinação da parte superior da roda, para dentro ou fora do veículo, em relação ao plano vertical. A cambagem pode ser positiva ou negativa. A cambagem excessiva provoca um desgaste mais acentuado no ombro do pneu. Se o camber for positivo, o desgaste será no ombro interno.
Quando fazer o alinhamento?
- A cada troca de pneus.
- Em condições normais, a cada 5.000 km.
- Por ocasião do rodízio de pneus ou balanceamento das rodas.
- Quando os pneus apresentarem:
- Desgaste excessivo na área do ombro.
- Desgaste da banda de rodagem do pneu em forma de “escama”.
- Quando o veículo apresentar:
- Volante duro.
- Vibração do carro.
- Trepidação das rodas dianteiras.
- Desvios para um dos lados quando o motorista retira as mãos do volante.